Ponto de controle: avaliação mês 2

Segundo mês de trabalho remoto e 10 itens para avaliar até aqui:


1. Ambiente

Evoluí meu espacinho de homeoffice: comprei uma segunda escrivaninha para ter mais espaço, organizei melhor os equipamentos (e fios), coloquei um quadro pintado pela minha saudosa Nona na parede. 

Acabei tendo de mudar a disposição da sala inteira. Comprei um biombo para separar a sala (de estar) do meu espaço de trabalho. 

Fiquei bem feliz com o resultado. 

Avaliação: positiva



2. Ergonomia

Eu trouxe a minha cadeira do escritório e ela parece estar mais confortável do que a minha anterior (pode ser psicológico). Precisei pegar meus tijolinhos de alongamento para colocar como apoio de pés. 

Admito que preciso estar o tempo inteiro vigilante, porque vira e mexe me pego sentada de perna de índio ou sobre uma das pernas. 

Avaliação: pode melhorar, mas estou cuidando


3. (Des)conforto térmico

Se tem algo que estou sentindo falta nesse calor de Outubro em Brasília é um ar condicionado. Até pensei em comprar um portátil, já que não tenho como instalar um tradicional na minha sala, mas a lista de prós e contras ainda não me convenceu. 

No entanto, se você me perguntar se prefiro o calor do que aquele ar congelante como fica algumas vezes no escritório: mil vezes o calor. 

Quando necessário, eu uso um ventilador (nem sempre preciso). 

Avaliação: pode melhorar (mas ainda não sei se quero melhorar)


4. Jornada de trabalho

Estou conseguindo manter a rotina na maior parte dos dias. Raras vezes foi necessário mudar minha jornada por causa de alguma reunião. Isso está bem diferente da época do trabalho remoto emergencial, quando praticamente eu não tinha um horário fixo, dependia das reuniões do dia. 

Além do planejamento para o trabalho remoto dessa vez entre mim e meu gerente, isso também se deve à organização que temos feito no time, que vem diminuindo o número de atividades em que estou necessariamente envolvida. Ou seja, estou podendo delegar mais. 

Só dei ocorrência no ponto uma única vez, porque coloquei o despertador no horário errado e acabei passando um pouquinho do horário de saída (mesmo tendo sido só uma vez, fiquei me sentindo mal com isso).

Avaliação: positiva


5. Horário de almoço 

Eu havia planejado fazer um intervalo de 30 minutos de almoço todos os dias. Alguns dias, de fato, consegui. Mas não estava sendo possível conciliar o horário especificado pelo normativo que deve ser o intervalo da jornada com o horário que minha filha chega em casa da escola para almoçarmos juntas. 

Ainda não sei como resolver isso. Uma opção seria eu mudar meu horário de entrada para mais tarde, mas isso prejudicaria meu trabalho de mãe-uber, porque preciso levá-la diariamente para algumas aulas à tarde (momento em que já preciso estar de ponto fechado). 

Tenho então feito um intervalo de 15 minutos para almoçar correndinho com ela. Às vezes, como hoje em que eu estava em reunião, ela almoça sozinha. 

Se fiz intervalo todos os dias? Preciso admitir que não. Hoje mesmo fui almoçar quase 16h, depois de fechar o ponto. Mas a maior parte dos dias consegui fazer sim.

Minha alimentação melhorou depois do remoto.

Criei o hábito de escrever no status do Teams quando saio para o intervalo. Assim, consigo desligar um pouco e não ficar preocupada em alguém me ligar/mandar mensagem e achar que eu estou "voando" (sim, eu me preocupo com o que os outros pensam).

Avaliação: melhor do que no presencial, mas pode melhorar (só não sei ainda como)


6. Descansos 

No trabalho remoto, eu trabalho muito mais, sem distrações, engato a primeira marcha e só vou. Minha produtividade não tem comparação. Isso tem um lado bom, claro, em termos de performance. 

Mas, porém, contudo, todavia... Quando voltei para o presencial este ano, percebi como lá a gente para o tempo todo. Seja para dar uma andadinha até o banheiro, para rir de alguma coisa que alguém falou, se meter em alguma conversa (sou muito intrometida), se distrair vendo alguém passar, olhar pela janela, se estressar com alguém falando muito alto. Isso é ruim, por um lado (em alguns momentos, me irritava, admito). Porém, esses pequenos momentos de desfoco são saudáveis para a mente. 

Tirando o meu intervalo de lanche/almoço, não estou conseguindo esses momentos de desfoque. Para vocês terem uma ideia, eu levo horas para olhar as mensagens do WhatsApp. Às vezes, só olho as mensagens da manhã depois de fechar o ponto à tarde. Por isso, tenho um combinado com a minha filha que, se for urgente, ela precisa me ligar. 

Preciso pensar em alguma forma de desconectar a mente, sem me sentir culpada. Talvez estabelecer pausas a cada X horas para fazer 1 ou 2 minutos de meditação? Preciso pensar em algo. 

Avaliação: pode melhorar


7. Atividade física 

Nas primeiras semanas, eu estava bonitinha na minha caminhada matinal no parque antes do expediente. Mas aí dei uma desleixada por algum tempo. Agora voltei de novo. A meta é, no mínimo, atividade física 5 vezes por semana. Esta semana tô bem certinha. 

Avaliação: positiva, com ressalvas em alguns momentos


8. Look do dia

Comprei vários pijamas para usar de uniforme de home office. Pijamas que não parecem pijamas, que fique claro. Mas que são bem confortáveis. 

Estou mantendo o combinado comigo mesma de estar decentemente arrumada a qualquer momento que seja necesssário abrir a câmera. 

Nos primeiros dias, estava caprichando na maquiagem, mas agora admito que está rolando só um lápis no olho, rímel e batom. Mas já é alguma coisa. 

Penteado, brincos, colar? Check 

No início, eu estava até tirando a famosa foto do look do dia no espelho. Mas, como é uniforme, acaba que repito muito o look e, por isso, nem me animo mais muito para foto. 

Avaliação: positiva


9. Saúde e qualidade de vida

Física: 

• Como eu ainda uso máscara em lugares fechados, é um alívio poder trabalhar de casa sem ela. Por causa da minha asma, não é confortável usá-la por horas seguidas. Fico com sintomas de rinite. 

• Estou conseguindo tomar uma quantidade de água bem satisfatória durante o expediente. 

• Como falando anteriormente, estou me alimentando melhor. 

Mental: 

• Trabalhar de casa evita o stress diário da sensação de estar sempre atrasada, sempre correndo (normal quando se mora a 23 km do trabalho e tem atividades de uber-mãe após o expediente). Isso faz uma diferença que nem consigo colocar em palavras. 

• Apesar de estarmos num momento crítico de entrega no nosso projeto, bem crítico, não tive episódios de ansiedade decorrentes do trabalho. 

Social: 

• A interação com os colegas via chat e videochamada tem sido suficientes para mim. 

• Aos poucos, tenho buscado novas atividades sociais aos finais de semana, para ir saindo da minha condição de ermitã da pandemia. 

Avaliação: muito positiva 


10. Financeiro

Ainda não posso dizer que houve economia com o gasto de deslocamento, devido ao investimento que fiz para organizar o home office. Também é preciso avaliar o aumento dos meus custos de casa, como o consumo de luz. 

Avaliação: ainda não é possível avaliar

---
Simbora continuar essa jornada remota. Por enquanto, nada a reclamar. Continuo feliz com a decisão e grata pela oportunidade. Até nosso próximo ponto de controle!

Comentários